segunda-feira, 3 de maio de 2010

Atividade:Arquivo da Comissão de Formatura



Aaaaaaaah a Formatura...
É pessoal um dia chegamos lá! Enquanto isso não acontece temos que nos contentar somente em analisar os documentos referentes a essa tão esperada cerimônia...

A seguir a atividade que nos foi proposta no blog mãe: http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/04/arquivo-da-comissao-de-formatura.html

Em uma cerimônia de colação de grau temos, entre outras coisas, o juramento, o discurso do Paraninfo e o discurso do Orador da turma. Cada um desses momentos geram documentos, e cada documento possui valores e contextos diferentes.

A ideia é a seguinte: Vocês deverão fazer uma análise diplomática de cada documento aqui proposto, e uma análise tipológica em três diferentes contextos, arquivo do CAARQ, arquivo do professor André e no arquivo de um formando.
* Juramento de Arquivologia
* Discurso do Paraninfo
* Discurso do Orador

1) O Juramento de Arquivologia
O documento se encontra em meio digital,que pode ser aberto pelos programas de edição de texto, formato folha, gênero textual, língua portuguesa e está em sua forma original. Não possui datas, carimbos, assinaturas e nem símbolos que possibilitem a identificação de quem o produziu e quando o produziu. A única coisa que o descreve é o título, destacado em azul, com grafia diferente da do resto do texto. Pela atividade, sabemos que o juramento foi criado para atender o evento da colação de grau deste semestre dos alunos de arquivologia da Universidade de Brasília. Por isso, no arquivo do formando que o produziu, é o original.

Nos demais arquivos, como no arquivo do CaArq seria uma cópia e possui um caráter informativo e serviria para consulta dos alunos que busquem um histórico de juramentos que já foram proferidos em formaturas, talvez como um guia para o juramento a ser produzido para a sua própria formatura. Para essa finalidade deveria ser devidamente identificado quando da sua "guarda" já que este juramento não possui as identificações como já dito. O arquivo do CaArq também pode ter o interesse de ter o registro dos compromissos profissionais que os alunos juraram exercer em suas vidas. No arquivo do professor André e no dos outros formandos, também seriam cópias, e teriam o caráter informativo e também o sentimental, uma ver que o juramento pode representar algo significativo, como se lembrar do aluno que o proferiu e o destaque do evento na vida do formando.

2) O Discurso do Paraninfo
Diferentemente do juramento, o discurso possui os elementos que permitem a sua identificação, como a data e o local (Brasília, 30 de março de 2010), quem o proferiu e produziu (Prof. Lillian Alvares), qual a cerimônia que foi proferido (Solenidade Ofical de Outorga de Grau dos Formandos do Segundo Semestre de 2009), cita nomes de responsáveis pelo departamento, alunos e professores. Gênero textual, suporte digital, também pode ser aberto pelos programas de edição de texto, língua portuguesa, linguagem formal, original.
No arquivo do CaArq e do formando, pode ser guardado junto com o juramento uma vez que foram realizados no mesmo evento, novamente com caráter informativo ou sentimental para quem os interessar.
No arquivo do professor, teria destaque caso ele fosse o paraninfo escolhido senão seria apenas informativo como nos demais arquivos.

3) O Discurso do Orador
Criado também para a celebração da formatura de arquivologia, mas não possui as identificações pertinentes, só sabemos que faz parte do mesmo evento pela atividade proposta, ao ler o conteúdo do texto e por citar os nomes dos professores participantes do evento o que poderia ajudar na identificação de qual pertence. Também se direciona para atender o evento da colação de grau dos alunos de arquivologia da Universidade de Brasília,está formatado uniformemente, o gênero é textual, formato folha, língua portuguesa e o suporte digital.
Como nos demais casos analisados, no arquivo do formando possui valor sentimental, como lembrança do evento, e da sua representação pelo aluno escolhido como orador e até de uma retrospectiva do curso, pois ao longo do discurso são mencionados alguns momentos da graduação. No arquivo do professor e do CaArq não teria relação de importância a não ser por algum valor secundário que o documento possa apresentar.


Então, qual a opinião de vocês? Concordam com a nossa análise? =]

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