terça-feira, 27 de abril de 2010

Atividade: Gripe Influenza H1N1


Postamos nossa análise dos 3 documentos sobre a gripe Influenza H1N1, propostos por nosso professor no blog-mãe: http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/04/como-diplomatica-pode-ajudar.html

A atividade é a seguinte:
Em qual documento a sociedade deve acreditar? Qual é autêntico? Justifiquem a resposta com a análise diplomática e tipológica de cada documento.

1º documento: e-mail que está circulando pela internet.

Texto solto, com afirmações sobre a vacina e seus "perigos" alertando para que não tomemos a vacina.
Por meio das análises diplomática e tipológica, verificamos que o documento não possui elementos que conferem autenticidade e genuinidade, isto é, o documento não possui assinaturas, datação (cronológica ou tópica), não cita fontes de referências(estruturas oficiais), e carimbos que indiquem quem o produziu.
Dessa forma, torna-se difícil acreditar na sua veracidade, pois pode ter sido escrito por qualquer pessoa e com propósitos de gerar caos na população ou boicote ao governo, sem nenhuma característica para que o leitor identifique algo em que confiar, nem mesmo há o contato de uma pessoa/médico, utilizada como referência para quem criou o documento.
Sendo um email que circula pela internet, pode ser facilmente alterado por qualquer pessoa ao ser repassado,
acrescentando ou retirando informações como bem entender.Portanto, trata-se de um documento não confiável.


2º documento: Notícia publicada no portal do Ministério da Saúde - MS.(Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?g=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11136)

Trata-se de um documento que traz informações oficiais, apresenta perguntas e respostas para esclarecimento da população sobre a doença e a vacina e informa ainda como será o calendário da vacinação.
Neste caso, o documento já possui data e hora, foi publicado no site da instituição responsável pela saúde pública do país e que produziu o documento, possui a respectiva identificação, dados e estatísticas, está formatado uniformemente.
Esses são elementos que nos levam a acreditar na veracidade e autenticidade de um documento, sendo este o autêntico dentre os 3 documentos selecionados para análise.

3º documento: Nota de esclarecimento. (Disponível em: http://www.4shared.com/file/259227987/d4d82dd7/_2__influenza_23_03_2010.html)

Arquivo baixado de um site de hospedagem e que pode ter sido disponibilizado por qualquer pessoa.
Possui o brasão da República Federativa do Brasil e indica como autores o Ministério da Saúde e a Secretaria de vigilância em saúde, porém, não possui datas nem assinaturas de responsáveis pelas informações. Pode ter sido editado por outras pessoas e disponibilizado novamente. Sua veracidade é questionada por não possuir os elementos já citados, mesmo que seu conteúdo se assemelhe ao que está informado no 2º documento de nossa análise que é de caráter oficial. Um fator que revela alguma autenticidade é a indicação do endereço eletrônico do Ministério da Saúde para que as pessoas obtenham mais informações. Portanto, mesmo este documento apresentando alguns elementos confiáveis, carece de outros de fundamental importância para a garantia da sua autenticidade.

0 comentários:

Postar um comentário